terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Propagandas no Governo Costa e Silva

Logo no início do governo começou a propagação da propaganda institucional visando à elevação do moral da população. Slogans eram fartamente distribuídos e divulgados a todo instante em todos os meios de comunicação. Músicas de apelo cívico eram divulgadas diariamente; a que mais se fixou no inconsciente coletivo foi a música intitulada Este é um país que vai pra frente. Frases de efeito também eram divulgadas e decalques distribuídos em todas as escolas infantis. Ao mesmo tempo se iniciou uma campanha nos chamados porões da ditadura, onde pessoas eram torturadas e mortas pela repressão. O presidente, certa vez, em entrevista à imprensa internacional e nacional, deixou escapar uma frase que ficou célebre: ...(sic) O Brasil vai bem, mas o Povo vai mal...; ou ainda "A economia vai bem, mas o povo vai mal; uns dizem que esta foi Delfim Neto quem proferiu, outros Médici, os registros que constam na imprensa são dos dois em datas diferentes.


O presidente Costa e Silva mandou o Roberto Marinho expulsar os americanos do Brasil.
Delfim Netto, o ministro da Fazenda, chamou o Dr Roberto para conversar.
Dr Roberto disse que não tinha dinheiro para continuar.
E, ou vendia a Globo, inteira, ao Time-Life, ou comprava a parte do Time-Life se o Governo enchesse a programação da Globo de anúncios do Governo, comprados pela tabela “cheia” de publicidade.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Movimento Estudantil



O terceiro foco de oposição atuante no período do governo Costa e Silva provinha do meio universitário. Na década de 1960, a progressiva expansão do sistema de ensino superior público ocasionou o aumento das vagas nas universidades e consequente crescimento do número de estudantes universitários.


Organizados, os estudantes universitários brasileiros constituíram um importante movimento estudantil que influenciou o cenário da política nacional. As lideranças estudantis eram adeptos das ideologias de esquerda. Por conta disso, depois do golpe militar de 1964 o governo desarticulou e colocou na ilegalidade a mais importante entidade estudantil, a União Nacional dos Estudantes (UNE).

A UNE atuou na coordenação e direção do movimento estudantil em âmbito nacional. Mesmo na ilegalidade, as lideranças estudantis mantiveram a UNE em funcionamento e tentaram reorganizar o movimento estudantil. As maiores passeatas e protestos de rua contra o governo de Costa e Silva foram promovidos pelo movimento estudanti.
  
Passeata dos cem mil.

No dia 26 de junho de 1968, cerca de cem mil pessoas ocuparam as ruas do centro do Rio de Janeiro e realizaram o mais importante protesto contra a ditadura militar até então. A manifestação, iniciada a partir de um ato político na Cinelândia, pretendia cobrar uma postura do governo frente aos problemas estudantis e, ao mesmo tempo, refletia o descontentamento crescente com o governo; dela participaram também intelectuais, artistas, padres e grande número de mães.

Desde 67, o movimento estudantil tornou-se a principal forma de oposição ao regime militar. Nos primeiros meses de 68, várias manifestações tinham sido reprimidas com violência. O movimento estudantil manifestava-se não apenas contra a ditadura, mas também à política educacional do governo, que revelava uma tendência à privatização. A política de privatização tinha dois sentidos: era o estabelecimento do ensino pago (principalmente no nível superior) e outro, o direcionamento da formação educacional dos jovens para o atendimento das necessidades econômicas das empresas capitalistas (mão de obra especializada). Essas expectativas correspondiam a forte influência norte-americana exercida através de técnicos da USAID que atuavam junto ao MEC por solicitação do governo brasileiro, gerando uma série de acordos que deveriam orientar a política educacional brasileira. As manifestações estudantis foram os mais expressivos meios de denúncia e reação contra a subordinação brasileira aos objetivos e diretrizes do capitalismo norte-americano.
Prisões e arbitrariedade eram as marcas da ação do governo em relação aos protestos dos estudantes, e essa repressão atingiu seu apogeu no final de março com a invasão do restaurante universitário "calabouço", onde foi morto Edson Luís, de 17 anos.


O fato, que comoveu e revoltou todo o país, serviu para acirrar os ânimos e fortalecer a luta pelas liberdades. Durante o velório do estudante, o confronto com policiais ocorreu em várias partes do Rio de Janeiro, sendo que o cortejo fúnebre foi acompanhado por 50 mil pessoas. Nos dias seguintes, manifestações sucediam-se no centro da cidade, com repressão crescente até culminar na missa da Candelária (2 de abril), em que soldados a cavalo investiam contra estudantes, padres, repórteres e populares. 
Nos outros estados o movimento estudantil também ampliava seu nível de organização e mobilização; em Goiás, a polícia baleou 4 estudantes, matando um deles, Ivo Vieira.
Durante todo o ano de 68 as manifestações estudantis ocorreram, assim como intensificou-se a repressão, até a decretação do AI-5, em 13 de dezembro.

Postagem feita por Raquel Freitas.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Campo Economico

No campo econômico, o governo Costa e Silva buscou aplicar uma política de desenvolvimento capaz de aproximar os setores médios ao novo regime. Por isso, Costa e Silva convocou os tecnocratas para assumir dois importantes postos ministeriais: Delfim Neto para o Ministério da Fazenda e Hélio Beltrão no Ministério do Planejamento. Com o apoio dessas duas figuras, o governo desenvolveu o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG). Esse plano tinha como principais metas conter o processo inflacionário e a retomada do crescimento econômico nacional

 

Explicação : Mas infelizmente nada disso aconteceu , dando mais preocupação a população que já estava mais de insatisfeita.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Culturas no Governo Costa e Silva







Essa foi uma das musicas de Maior Repercussão na época da Repressão , fora o Marcos Vale teve também outros grandes Artistas como Caetano Veloso com o album:



Outro de Musica Importante foi a de Geraldo Vandré :


Entre outros Artistas de Cinema e Teatro que foram ezilados do país .
Também tivemos Varias Caricaturas como esta abaixo :

     

POR MEIO DE ENTREVISTA LIDER DO CCC DA SUA ENTREVISTA DIZENDO O QUE ACONTECEU COM A PEÇA DE TEATRO RODA VIVA.


"Líder do CCC revela identidade e detalhes sobre agressão à peça de Chico Buarque há 25 anos
Um pouco cego completa o jubileu de prata amanhã. O ataque do CCC (Comando de Caça aos Comunistas) à peça "Roda viva" aconteceu na noite de quinta-feira, 18 de julho de 1968. A peça de Chico Buarque de Hollanda, dirigida por José Celso Martinez Corrêa, virou um símbolo de 68. Mesmo assim, ainda é um episódio mal esclarecido. Quase todos os seus envolvidos procuram se esquecer dos detalhes. Se é que ainda guardam alguma recordação daqueles três minutos em que a sala O Galpão, no teatro Ruth Escobar, centro de São Paulo, ficou às escuras, os equipamentos foram depredados, um contra-regra ferido e 19 atores agredidos.
Como define o ator Antônio Pedro (o personagem Anjo), "o ataque não levou nem o tempo de vestir as calças". Até hoje as vítimas não entendem como e por que tudo aconteceu. Todos apanharam nus. Os agressores escaparam. "A polícia acobertou os três membros do CCC capturados pelo elenco", diz a atriz Ruth Escobar, produtora da peça."

Atos Institucionais ( AI)



Para eliminar a crise política dentro do golpe militar, o Governo Costa e Silva baixou, na noite do dia 13, o Ato Institucional nº 5 e, com base nele, o Ato Complementar nº 38, que decretou o recesso do Congresso Nacional por tempo indeterminado. Por meio do AI-5, o Presidente da República ganhava poderes excepcionais, podendo interferir em todas as instâncias do Executivo, sem qualquer aviso prévio.


E ainda Costa e Silva Decreta por meio dos Jornais e por meio deste Video :
“QUE OS RICOS SEJAM MAIS RICOS, PARA QUE GRAÇAS A ELES OS POBRES, POR SUA VEZ, SEJAM MENOS POBRES”












Explicação : O ditador Costa e Silva além de fechar o Congresso , cassou todos os politicos , que consideravam subversivos , tornando-se assim , o controle total sobre os poderes legislativos do País , 


Postagem feita por Irineu e Luís Henrique